Photo Photo
Empate em Aveiro
Quarta, 06 Outubro 2010

Beira Mar 1 - SCP 1

A deslocação do Futebol Leonino a Aveiro ocorreu numa 2ª feira pelas 19h15, em mais um horário que testa a resistência dos verdadeiros adeptos. Aqueles que estão nas curvas, longe do conforto do sofá, dos gabinetes ou do admirável mundo virtual.

Neste contexto a presença da Torcida Verde, que agregou cerca de 110 adeptos, pode considerar-se como mais uma inequívoca demonstração de militância e fidelidade ao Clube de Francisco Stromp, dos Violinos, de Joaquim Agostinho, Carlos Lopes ou do eterno capitão Manuel Fernandes.

Esta mobilização foi participada pelos núcleos da Torcida Verde. Ao autocarro que partiu de Lisboa, com a presença de diversos núcleos Montijo, Cascais, Carnaxide, Loures e Capital, juntaram-se em Aveiro os restantes núcleos da Invicta e de São João da Madeira.

Grande destaque para novo "tifo" de denúncia do famigerado futebol negócio, que nos exigiu um redobrado esforço uma vez que este foi implementado no Estádio Municipal de Aveiro, longe do nosso Estádio.

Ainda assim conseguimos ultrapassar as dificuldades inerentes ao facto de estarmos a jogar fora do Estádio Alvalade, conseguindo "in extremis" aceder à arquibancada do Estádio Municipal de Aveiro, que se encontra encerrada. Desse local lançámos uma bandeira de 11 ms por 8ms, retratando o "Futebol Negócio".

Na bancada inferior, onde ficámos situados, surgiu a frase "Serial Killer", rodeadas de faixas com alguns dos clubes flagelados pelo advento do "Futebol Negócio": Campomaiorense, Salgueiros, Boavista, Farense e Estrela da Amadora. No final deixámos a inquietante questão "Who´s Next?" (Qual o próximo?).

Este tema é uma das grandes preocupações dos adeptos internacionais. Seja em Inglaterra, com os casos do Leeds ou Wimbledonn, seja em Itália com o histórico Avellino ou Pisa, na Áustria com o Tirol Innsbruck, em França com o Racing Paris ou na Alemanha com o B. Dortmund a ser salvo no limite pelos seus adeptos. O mesmo já tinha sucedido com o Kaiserlautern e diversos outros clubes europeus e sul americanos.

A jornada de Aveiro confirmou ainda a instabilidade exibicional do onze de Paulo Sérgio que jamais poderá invocar falta de apoio dos milhares de adeptos verde e brancos que se deslocaram à terra dos Ovos-moles.

Na realidade a Torcida Verde deu o seu contributo incessante para um apoio que teve grandes momentos, capazes de galvanizar uma equipe de surdos mudos, tal a vibração que transbordava das bancadas.

No aparente "alheamento", quiçá distanciamento de grande parte dos futebolistas relativamente aos adeptos, poderemos encontrar, eventualmente, uma das explicações para exibições tão cinzentas.

Esta realidade vem-se agravando na última década, com os futebolistas a viverem num outro mundo, bem longe dos sócios e adeptos do grande SCP. Efeito Academia Alcochete? Efeito Mosca Tsé Tsé?

De qualquer maneira, existem sempre terapias capazes de revitalizar o ânimo dos profissionais da bola.

Os ares da Serra de Sintra ou de Monsanto, neste principio de Outono/Inverno, permitiriam oxigenar pulmões e cérebro dos pujantes atletas da bola que frequentam a "Academia". Talvez umas revigorantes madrugadoras escaladas montanha a cima, pudessem significar o acesso ao topo da classificação que todos desejamos.

Deixamos esta construtiva sugestão, convictos de que poderá ser compatível com a "ciência do planeamento técnico táctico e com o envolvimento psicomotor e neurofisiológico" dos frequentadores da "Academia".

Para os adeptos, estas especificidades técnicas, são retórica própria para os profissionais e para os "paineleiros", isto é os comentadores profissionais by TV e jornais, aqueles que percebem de culinária, advocacia, medicina, horticultura, sexologia e claro de Futebol.

A nossa "solução", longe dos bastidores e das tricas e intrigas palacianas apenas de acesso a notáveis e candidatos a notáveis, chama-se trabalho, motivação e convicção!

Independentemente de nem sempre se conseguir vencer, exige-se respeito pelos 104 anos de inimitável história do grande SCP!

SCP 2 - G. Rangers 2
SCP 2 - G. Rangers 2

 

 

 

Facebook Twitter YouTube Google+ RSS