Photo Photo
Eleições de 26 de Março


Tomar posição sempre,
tomar partido nunca!

26 de Março 2011... 26 de Março 2011!!!

Quinta, 24 Março 2011

Num momento tão agitado do nosso Grande SCP, vem a Torcida Verde reafirmar a posição relativamente às eleições de dia 26, assumida em 31 de Janeiro de 2011 e divulgado no nosso sítio oficial - "Longe das disputas".

A razão pela qual decidimos reafirmar a nossa orientação relativamente ao próximo acto eleitoral do SCP, advém do facto de diversos candidatos, que não todos, nos terem solicitado reuniões.

Trataram-se de Godinho Lopes, depois Bruno de Carvalho e finalmente Dias Ferreira. O bom senso exigiu-nos aguardar que os outros dois candidatos decidissem reunir-se igualmente com a Torcida Verde, o que não aconteceu até ao momento. Dessa forma, lamentamos que não sejam realizadas tais acções com os candidatos Pedro Baltazar e Sérgio Abrantes Mendes.

A posição assumida relativamente às eleições de dia 26 encaixa coerentemente na linha definida pela Torcida Verde desde há muitos anos a esta parte. Desde 2005 que se encontra publicado no sítio oficial, um artigo sobre as lutas pelo poder dentro do Sporting - "Lutas pelo poder no Sporting".

O nosso distanciamento em relação a estas lutas, é também um grito de autonomia e liberdade em relação aos dirigentes leoninos, conferindo-nos a possibilidade de expressarmos as nossas posições livres de quaisquer amarras ou "compromissos".

O único compromisso que temos corresponde aos valores do SCP1906 e com a luta que travamos dia a dia para mobilizarmos os Adeptos para o apoio incondicional às diversas modalidades do Clube.

Ainda assim, na Torcida Verde não nos inibimos de intervir na defesa dos Ideais em que acreditamos e que neste período de disputa pelo poder leonino se tornaram tão prementes.

Os diversos "tifos" auto-produzidos e lançados nas bancadas têm, nos últimos meses, procurado abordar temas, há muito presentes nas nossas preocupações leoninas.

Seria mais fácil acomodarmo-nos no "politicamente correcto" da não intervenção, limitando-nos a assistir de forma passiva a tantas eloquentes e súbitas manifestações de "comovente militância clubista".

Não será por certo exagerado considerar que o próximo acto eleitoral de 26 Março se transformou num leilão, conforme a última coreografia no jogo com a União de Leiria. A frase "Eleição não é leilão" assim o denunciava.

Um leilão pela corrida aos…
- Vip´s & notáveis mais mediáticos;
- Profissionais de futebol.
- Milhões, venham eles da Quinta da Marinha ou da Conchinchina.

Na Torcida Verde somos Adeptos e apenas Adeptos. Assumimos esse posicionamento com orgulho pelas cores verde e branca. Vivemos o Sporting no terreno, longe dos bastidores da nomenclatura. Longe do acesso ao poder no tão disputado "Grupo Sporting", no qual a instituição SCP1906 aparece relegada para um plano secundário.

Neste sentido temos o direito e o dever de intervir na defesa das nossas convicções e da luta que travamos nos estádios e pavilhões dia a dia. Uma realidade tão distante da generalidade dos comentadores, dos notáveis e vip`s verde e brancos, que nestas alturas tanto "opinam".

A nossa vertente interventiva é incompatível com qualquer colagem a lobbies ou interesses nas disputas de poder no Clube. Tomar posição sempre, tomar partido nunca!

Neste conturbado período de disputa pelo poder leonino, diversos candidatos solicitaram-nos reuniões. É com um incontido orgulho que afirmamos que nessas reuniões manifestámos as nossas preocupações de sempre.

A defesa do ecletismo, a denúncia do processo de desaculturação, a erosão do ideal leonino provocado por um projecto que transformou os Adeptos Leoninos em meros consumidores, um projecto centrado em conceitos como "a marca Sporting" e uma excessiva futebolização do Clube.

Nessas reuniões, suscitámos questões "politicamente incorrectas", claramente incómodas para os nossos interlocutores. Fomos iguais a nós próprios, coerentes com o nosso discurso e acção.

Não foram abordadas, em qualquer momento, questões relacionadas com as claques, eventuais apoios ou afins. Nessas reuniões não fomos calculistas, não "dourámos a pílula". Nessas reuniões fomos autênticos, genuínos... coerentes!

Como o fomos em 2005 com Dias da Cunha, aquando da extinção do Hóquei Patins e do esvaziamento das modalidades, ou em 2006 com Soares Franco na questão da venda do património e mais recentemente em Maio de 2010 com José Eduardo Bettencourt.

Godinho Lopes, Bruno de Carvalho e Dias Ferreira podem comprovar o teor dessas reuniões.

Queremos ainda acrescentar que registámos a identificação dos candidatos supra-referidos, com as diversas preocupações que denunciámos, pelo que nos sentimos com a liberdade de escrutinar a acção dos futuros dirigentes do SCP relativamente a essas matérias. Com elevação e galhardia. Com firmeza e determinação. Como sempre.

Aos adeptos da Torcida Verde, motivados para participarem no acto eleitoral do próximo dia 26 Março, cumpre-lhes escolher o candidato que a sua consciência ditar. Trate-se de "mudança", de "continuidade", de "mudança na continuidade" ou de qualquer outra.

Nesta turbulenta conjuntura, emergem gritantes contradições se considerarmos que ao longo dos últimos 15 anos falar em "continuidade" significava um selo de garantia e de credibilidade intocáveis. No actual contexto, esse selo aparentemente parece significar precisamente o contrário, emergindo desta forma um "novo paradigma" provocado pelos insucessos que derivaram do processo de futebolização do Clube. Trata-se da velha fábula da criatura que engoliu o criador.

Nesta conjuntura tão complexa, existirão ainda outros adeptos mais (des)crentes numa "pseudo solução" que passe pela "refundação do SCP1906". Uma "pseudo solução" a equacionar seriamente, caso o próximo presidente do SCP não consiga devolver o Clube aos seus Adeptos, restituindo-lhe a Identidade Sportinguista que jamais se pode misturar com os sucessos ou insucessos do Futebol.

Hoje e sempre SCP1906!

 


SCP 2 - P. Ferreira 3
Estoril 2 - SCP 1
Estoril 2 - SCP 1
SCP 3 - Naval 3
Olhanense 2 - SCP 2
SCP 2 - G. Rangers 2
SCP 2 - G. Rangers 2
SCP 1 - Beira Mar 0
SCP 1 - Beira Mar 0
SCP 1 - Beira Mar 0
Rio Ave 0 - SCP 0
Rio Ave 0 - SCP 0
SCP 0 - U. Leiria 0
SCP 0 - U. Leiria 0
 

 

Facebook Twitter YouTube Google+ RSS